O Curso de Formação de Professores Oficineiros do Centro de Educação e Convivência Juvenil Cel. Gaspar / Projeto Chiquinho aconteceu de forma diferenciada das demais escolas da rede regular, visto que o CECONJ funciona como “escola aberta”, oferecendo à comunidade diversas oficinas envolvendo educação, arte e cultura, esporte e lazer, inclusão digital, línguas estrangeiras, prevenção e promoção da saúde e empreendedorismo.
O
evento teve início no dia 21 de janeiro de 2013 à partir das 08h. Iniciou-se
com o café da manhã proporcionando aos professores um momento de interação, em seguida participaram de uma dinâmica
dirigida pela professora Marlene Teles. A atividade proporcionou aos
participantes refletir sobre a importância das informações e comunicação para o
planejamento.
Ainda
no período matutino a professora Cleonice Cabral, diretora, apresentou o perfil
do CECONJ. Destacou o funcionamento, focos de atuação, público alvo, objetivos
e principais ações.
O tema explorado no
turno vespertino sob a coordenação
das professoras Rosa Lúcia e Sandra Mara foi Metodologia
do Trabalho com Oficinas. Na oportunidade foi destacado a importância da teoria
e da prática na aplicação das oficinas.
De forma muito dinâmica e
com a participação dos educadores, as
coordenadoras Vânia Claudia e Alessandra Duarte encerraram os trabalhos do dia
com o tema Perfil do Professor Oficineiro.
Na
manhã do dia 22 de janeiro, os trabalhos foram iniciados com um louvor e o
professor oficineiro Douglas proporcionou um alongamento e relaxamento aos
participantes.
Em
seguida os professores fizeram uma análise e reformulação do perfil, atribuições e comportamento do aluno
oficineiro, coordenado pela professora Iara Maria Ribeiro.
Posteriormente
o assunto pautado foi as áreas temáticas e suas
respectivas oficinas. Explorou-se também o ementário por área,
evidenciando as oficinas contempladas no CECONJ para aplicabilidade na
elaboração dos projetos dos professores. Este momento foi coordenado pelas
professoras Nailda Camelo e Joelma Oliveira.
Fechando
o evento, no período vespertino, a professora Marlene Teles explanou sobre a
fundamentação legal do CECONJ. Entre os documentos evidenciados, a coordenadora
enfatizou o Projeto Político Pedagógico realizando uma atividade de grupo para estudo
e reestruturação das metas e ações do
PPP. Finalizando, os professores realizaram uma plenária das atividades
supracitas.
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