quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Oficina de Formação dos Professores do CECONJ



O Curso de Formação de Professores Oficineiros  do Centro de Educação e Convivência Juvenil Cel. Gaspar / Projeto Chiquinho aconteceu de forma diferenciada das demais escolas  da rede regular, visto que o CECONJ funciona como “escola aberta”, oferecendo à comunidade diversas oficinas envolvendo educação, arte e cultura, esporte e lazer, inclusão digital, línguas estrangeiras, prevenção e promoção da saúde e empreendedorismo.
    


O evento teve início no dia 21 de janeiro de 2013 à partir das 08h. Iniciou-se com o café da manhã proporcionando aos professores um momento de interação,  em seguida participaram de uma dinâmica dirigida pela professora Marlene Teles. A atividade proporcionou aos participantes refletir sobre a importância das informações e comunicação para o planejamento. 
 


Ainda no período matutino a professora Cleonice Cabral, diretora, apresentou o perfil do CECONJ. Destacou o funcionamento, focos de atuação, público alvo, objetivos e principais ações. 

O tema explorado no turno  vespertino sob a coordenação das   professoras Rosa Lúcia e Sandra Mara foi Metodologia do Trabalho com Oficinas. Na oportunidade foi destacado a importância da teoria e da prática na aplicação das oficinas. 

De forma muito dinâmica e com a participação dos educadores,  as coordenadoras Vânia Claudia e Alessandra Duarte encerraram os trabalhos do dia com o tema Perfil do Professor Oficineiro.
 
Na manhã do dia 22 de janeiro, os trabalhos foram iniciados com um louvor e o professor oficineiro Douglas proporcionou um alongamento e relaxamento aos participantes.


Em seguida os professores fizeram uma análise e reformulação do perfil,  atribuições e comportamento do aluno oficineiro, coordenado pela professora Iara Maria Ribeiro. 


Posteriormente o assunto pautado foi as áreas temáticas e suas  respectivas oficinas. Explorou-se também o ementário por área, evidenciando as oficinas contempladas no CECONJ para aplicabilidade na elaboração dos projetos dos professores. Este momento foi coordenado pelas professoras Nailda Camelo e Joelma Oliveira.


Fechando o evento, no período vespertino, a professora Marlene Teles explanou sobre a fundamentação legal do CECONJ. Entre os documentos evidenciados, a coordenadora enfatizou o Projeto Político Pedagógico realizando uma atividade de grupo para estudo e reestruturação das metas  e ações do PPP. Finalizando, os professores realizaram uma plenária das atividades supracitas.

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